MCP Vesalius
A Matriz de Conversão Phygital VESALIUS, é uma solução desenvolvida pela RBDATA, que estabelece novos parâmetros para o estudo de anatomia humana, diagnóstico e planejamento cirúrgico, com inteligência artificial, realidade virtual e escaneamento de peças cadavéricas reais em alta resolução, proporcionando experiências imersivas e realistas para o estudo da anatomia e explorações clínicas e cirúrgicas de qualidade singular.
A marca refere e homenageia Andrea Vesalius, “pai da anatomia moderna”, ao incorporar o mesmo espírito inovador e o desejo de transformar o aprendizado e a prática das ciências médicas que possuía.
Matriz de Conversão Phygital – MCP
Concebido pela RBDATA, o conceito de MCP – Matriz de Conversão Phygital, é um método que combina hardware, software e inteligência artificial, desenvolvido especificamente para cada tipo de aplicação de maneira a associar todas estas dimensões em uma experiência imersiva e inovadora, que potencializa seus benefícios.
As MCPs criadas pela RBDATA conectam sinergicamente domínios técnicos, intelectuais e computacionais, criando uma estrutura onde as dimensões física e digital, convergem integradas na produção, exposição e transmissão de conhecimento.
Vesalius
A marca refere e homenageia Andrea Vesalius, “pai da anatomia moderna”, ao incorporar o mesmo espírito inovador que possuía e o desejo de transformar o aprendizado e a prática das ciências médicas.
Dr. Marco Antônio Stefani
NEUROCIRURGIÃO E PEQUISADOR ORIENTADOR CIENTÍFICO RBDATA
- Doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- Mestrado em Neuroanatomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- Especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia.
- Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
- Certificado de área de atuação em Neuroradiologia Terapêutica pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.
- Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- Realizou treinamento em Neurocirurgia Cerebrovascular (Clinical Fellow 1996-1997) pela Universidade de Toronto (Canadá) e Neurocirurgia endovascular na Fundação Adolphe de Rothschild em Paris (2004).
- Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com funções de Professor de Graduação, Pesquisador e Professor e Orientador dos cursos de Pós-Graduação em Cirurgia da UFRGS e em Ciências Biológicas/Neurociências.
- Pesquisador e Professor do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
- Experiência na área de Anatomia Humana e Medicina, com ênfase em Neurocirurgia e Neuroradiologia Intervencionista, atuando principalmente nos temas: angiografia, anatomia, malformações arteriovenosas, hemorragia cerebral, tumores do sistema nervoso central e trauma do sistema nervoso.
- Pesquisador do INCT Neuroproteção e Excitotoxicitade e coordenador do Grupo de Pesquisa do CNPq “Variáveis clínicas, laboratoriais e de imagem em Neurocirurgia”.
- Pesquisador do CNPq com bolsa de produtividade pesquisa 2.
MCP Vesalius CORE 1
Matriz que integra, organiza e coordena recursos e meios: físicos, humanos e digitais, em um sistema de geração Phygital, para o estudo de anatomia, diagnóstico e planejamento cirúrgico.
MCP Vesalius CORE 2
Matriz que integra, organiza e coordena recursos e meios: físicos, humanos e digitais, em um sistema de geração Phygital, exclusivamente para o estudo de anatomia.
Benefícios do MCP Vesalius
Imagens de exames de pacientes importadas ao sistema para serem analisadas e manipuladas contribuindo com o diagnostico, discussão e planejamento do procedimento cirúrgico.
Todos os procedimentos podem ser compartilhados outros profissionais, médicos, ou estudantes de medicina com interação por realidade virtual mesmo a distância.
Imagens do acervo de modelos de peças cadavéricas reais obtidas por escaneamento de alta precisão
Qualificação da formação do médico residente ampliando as possibilidades de detalhamento do diagnostico, do planejamento cirúrgico e das estruturas a serem abordadas e afastadas.
Integração à perspectiva de renovação da concepção das disciplinas de anatomia nos programas curriculares dos diversos níveis de formação das ciências médicas.
Eliminação das circunstâncias de deterioração e decomposição, inerentes às peças anatômicas reais, em laboratórios físicos de anatomia.
Solução eficaz e vantajosa relacionada à limitação de disponibilidade de peças cadavéricas, por imposições legais, e a destinação de recursos para a implantação e manutenção de laboratórios físicos de anatomia.